Dicas para uma iluminação incrível no quarto do bebê


Sabemos que a iluminação é um ponto muito importante quando se trata de quarto de bebê.

Quando aplicada de forma correta, ela pode fazer toda a diferença. As luzes do ambiente podem ajudar a verificar o sono do bebê à noite, deixar o cômodo mais aconchegante para o momento da amamentação e até garantir um sono mais tranquilo para o pequeno.
Para conseguir um bom resultado, é importante estar atento a alguns detalhes na hora de escolher as lâmpadas e a forma que elas serão distribuídas pelo ambiente.

Crie uma iluminação indireta ou difusa


Ao começar a decoração do quarto do bebê, evite lâmpadas expostas. Essa fonte de luz direta deixa os bebês desconfortáveis ​​e ansiosos. Opte por sistemas de iluminação que ofereçam luz indireta ou difusa.
A iluminação indireta consiste na luz que reflete em alguma superfície antes de atingir a área a ser iluminada.
Uma luz suave faz com que qualquer ambiente pareça quente e convidativo. Além disso, ela também reduz o contraste entre a luz e a escuridão, evitando o excesso de estimulação e dando aos olhos pouco desenvolvidos do bebê um descanso muito necessário.
Outra dica é considerar o ponto de vista do bebê. Luminárias pendentes de teto podem ser adoráveis, mas o efeito é menos agradável para os pequenos quando se está deitado diretamente embaixo delas. Por isso, inclua os pendentes em outros locais do quarto.
A iluminação suave é muito boa, mas um ponto negativo é que ela pode dificultar algumas atividades que exigem mais clareza no ambiente. Uma alternativa é usar uma série de lâmpadas pontuais para iluminar o espaço. Assim, você sempre terá luz suficiente exatamente onde precisa.


Aposte em fitas de led e spots


Existem diversas soluções decorativas em iluminação no mercado, principalmente no segmento infantil. Fitas de LED, em diversas cores, podem ser facilmente embutidas na marcenaria, em nichos e prateleiras.
Elas também podem valorizar painéis decorativos na parede, assim como os fios de luz, uma das tendências mais atuais na decoração e que podem adornar até o berço.
Iluminação para quarto de bebê: fita de led em volta do berço
Pontos de luz com spots de iluminação são extremamente delicados e trazem uma certa magia ao ambiente. Sua luz é delicada, suave, confortável e induz ao relaxamento e conforto.
Aproveite o ambiente lúdico para soltar a imaginação! Crie no teto um jogo de luz e sombra. Você pode até usar a luz para melhorar um tema. Divirta-se e crie algo verdadeiramente único!

Utilize um abajur


Utilizar abajures sobre a mesa de apoio ou criado-mudo ao lado de uma poltrona proporciona uma iluminação suave, auxiliando no momento da amamentação, em especial a noturna. Afinal, com o ambiente à meia luz, o bebê fica mais tranquilo para mamar.
Quanto às lâmpadas, as mais indicadas são as lâmpadas de LED com baixa intensidade e temperatura de cor amarelada, que vão oferecer uma iluminação mais agradável.

Escolha luminárias com arandela interna

iluminação para quarto de bebê: lustre

A iluminação para quarto de bebê também pode ser feita por luminárias com arandelas internas. As de temperatura de cor branca criam um efeito interessante na parede, principalmente se dispostas em conjunto. Explore diferentes locais, assim você vai obter diferentes sensações com a luz.

E lembrando que o correto é ter mais de uma fonte de iluminação. Uma fonte de luz principal, onde se tenha total visibilidade para limpeza, organização e manutenção do quarto, e uma ou mais fontes de iluminação secundária, especialmente para a noite, nos momentos de amamentação ou até mesmo troca.


Utilize lustres menores

Iluminação para quarto de bebê: lustre


Na iluminação com lustres no quarto de bebê, o ideal é optar por lustres menores que podem embelezar o quarto de forma suave sem deixar nada muito sobrecarregado.

 

Utilize um dimmer




Usado regularmente como parte de uma rotina na hora de dormir, um interruptor dimmer pode ajudar seu bebê a relaxar. A atmosfera serena atua como um gatilho para o seu pequeno sonhador, deixando seu corpo saber que é hora de descansar.
Um dimmer é perfeito para mamadas noturnas e troca de fraldas, ajudando a manter o estado sonolento de seu bebê.
É importante lembrar que a iluminação ideal para o quarto de bebê precisa ser dinâmica e funcional, ou seja, que acompanhe o desenvolvimento do bebê.
Conforme a criança vai crescendo e usando o espaço para brincadeiras, basta aumentar o controle para uma luz mais forte.

Fonte: Viva Decora www.vivadecora.com.br







Lillian Accioly Kair
Eng. Agron. Paisagista
Designer de Interiores



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me conta... O que achou =)