
Urban Jungle é um estilo de decor. Resgatar a brasilidade que está super em alta e já foi até tema de Casa Cor, o Urban Jungle ajuda a trazer um ar de tranquilidade.
Mas será que todo ambiente pode receber esse estilo de decoração? Hoje vou mostrar algumas dicas para criar o estilo Urban Jungle e exemplos que vão fazer você suspirar.
Urban Jungle é um estilo de decoração que consiste em incluir plantas e elementos ligados ao meio ambiente concentrados no interior das residências. O objetivo é trazer um clima de natureza para moradias urbanas, proporcionando uma sensação de aconchego e bem-estar.
Esse estilo de decoração não tem um apelo apenas estético. O Urban Jungle nasceu da necessidade de aproximar pessoas que vivem nas grandes cidades do meio ambiente.
Com o desenvolvimento da tecnologia e o estilo de vida de uma nova geração, os Millennials, o contato com a natureza foi ficando cada vez mais distante.
Além disso, nos últimos anos houve o aumento da preocupação com a sustentabilidade no mundo todo. Diante desse contexto, o Urban Jungle surgiu como forma de resgatar a relação com o verde incluindo a natureza dentro de casa.
1- As espécies devem ser escolhidas de acordo com as características do ambiente
De modo geral, o espaço precisa receber uma boa iluminação e ventilação para receber o Urban Jungle, elas devem ser incluídas em espaços com maior claridade, como sacadas, plantas com grandes estruturas podem não ter um bom desenvolvimento em ambientes menores, o ideal é selecionar várias espécies pequenas e distribuí-las de forma orgânica.

Urban Jungle: decoração com quadros de folha (foto: Pinterest)
2- Dê preferência para espécies de sombra
Essa é uma dica essencial para manter a decoração Urban Jungle sempre bonita. Espécies consideradas de sol, precisam de exposição direta do sol para um crescimento saudável.
A Babosa, Pacová e Crassula são alguns exemplos. Nesses casos, elas devem ficar expostas em espaços que recebam os raios solares diretamente, como sacadas.

As folhagem em destaque (foto: Pinterest)
Se esse não é o caso do projeto, uma alternativa é apostar em plantas de sombra. Só a abertura de cortinas e janelas já é o suficiente para o desenvolvimento dessas espécies.
Exemplos de plantas de sombra:
samambaia; cactos; suculentas; cróton; palmeira-leque; iuca (Yucca); árvore-da-felicidade; zamioculcas; espada de São Jorge; peperômia; ciclanto; camedórea-elegante;palmeira ráfia; maranta; costela-de-adão;jiboia, entre outras.
3- Jardim vertical
Solução clássica quando o cliente quer ter a natureza dentro de casa e está super em alta. Ele é uma opção que pode ser incluída tanto em espaços grandes como ambientes pequenos.

Urban Jungle: jardim vertical em varanda (projeto: SP Estudio)
A estrutura pode ser feita de pallets, suportes ripados ou treliçados, canos de PVC, tábuas de madeira, entre diversos outros materiais.
Sobre o local escolhido, é essencial que o espaço tenha luz e ventilação.
4- Destaque para a folhagem
Uma característica marcante da decoração Urban Jungle é a predominância do verde. Por isso, na hora de aplicar esse estilo deve-se priorizar as plantas com bastante folhagem e, de preferência, grandes ou médias.

Urban Jungle: prateleira com folhagem em destaque (foto: Pinterest)
5- A diversidade
Para que a decoração Urban Jungle cumpra seu objetivo, a ideia é levar essa variedade para dentro de casa,como em uma floresta tropical.
Várias espécies diferentes com necessidades parecidas. O único cuidado é garantir que a composição do Urban Jungle seja harmônica para criar um visual agradável.

Urban Jungle: quarto com quadros de ilustração de folhagens (foto: Pinterest)
6- Use a cor verde na decoração e elementos da natureza
O verde é a principal característica da decoração Urban Jungle
Para deixar o clima ainda mais agradável e dar profundidade à composição, uma dica é usar o verde nos revestimentos.
Outra opção é recorrer a itens complementares de decoração, como os quadros.
Esse é um truque barato e econômico que pode fazer toda a diferença na composição do ambiente Urban Jungle.
Os quadros podem ser de fotos ou até mesmo ilustrações que remetam à folhagens.

Urban Jungle: parede verde escuro traz profundidade para decoração (foto: Pinterest)

Urban Jungle: sala de estar com quadro de floresta (projeto: Jessica Castelli, Paulo Kobayashi e Roberto Fazilari)
7- Escolha móveis de materiais naturais
O estilo Urban Jungle não consiste apenas em usar plantas na decoração. Outros materiais que lembram à natureza, como madeira, bambu e palha, também ajudam a compor o ambiente.

Urban Jungle: mesa e prateleira de madeira harmonizam com plantas (foto: Pinterest)
Fontes: Viva Decora, Pinterest
Precisa de uma assessoria para mudar o layout da casa ou escritório? Ou está em dúvida de qual planta comprar? Entre em contato que tenho várias opções de consultorias e projetos para realizarmos um trabalho que vai ficar a sua cara. Todos são personalizados ;-)
Gostou das dicas? Me conta nos comentários!
E se você quiser acompanhar as dicas do Decore todos os dias siga nosso perfil no Instagram e comente que veio pelo nosso site!
Abraço,
Lillian Accioly Kair
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Me conta... O que achou =)