Cor na décor

Oiiii gente!!! O assunto hoje é cor =)

A cor prporciona o equilíbrio no ambiente, e cada uma delas provoca um tipo de sensação... por isso a escolha é muito importante... Uma dica é iniciar por uma cor base e depois partir para tons semelhantes em objetos, cortinas e texturas!!
Basicamente as cores vivas animam os ambientes tristes e sóbrios e as escuras equilibram ambientes que são mais iluminados.


Vermelho
Intensa, recheada de emoções. Transmite motivação, entusiasmo.Está ligada a sensualidade e aos impulsos. Por ser quente, é ótima para lugares como sala de estar, sala de TV, e até sala de jantar. Em banheiros e cozinha,  pode causar desequilíbrio.


Laranja

Uma cor cheia de significados, tanto em culturas orientais como ocidentais. Flores de laranjeira simbolizam fertilidade, transmite bênçãos da vida: saúde, vitalidade, criatividade, alegria, confiança, coragem e atitudes positivas. É a cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Utilizada junto ao azul gera força.
Ela segue as recomendações da vermelha com restrição ao uso nos quartos.



Amarela
Cor que se assemelha ao Sol e, portanto, tem poder. Amarelo é a cor da esperança, jovialidade e alegria. É inspiradora, essa cor favorece a capacidade de decisão. É utilizada em áreas de acesso, salas sociais e quartos de estudo. Recomendada para climas frios, pois gera calor. Evitar em quartos e banheiros.


Verde
A verde nos aproxima da natureza. Há crenças de que ela ajuda a curar. Essa cor transmite energia, equilíbrio, generosidade e cooperação. Atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Transmite segurança e proteção. Ideal para ambientes propícios a tomada de decisões. A cor verde pode ser utilizada em qualquer ambiente. Em banheiros é aconselhável detalhes como toalhas, tapetes e acessórios.


Azul
A azul é inspiradora. Lembra o céu, o mar, as coisas belas da natureza. Transmite paz, confiança, admiração. É uma cor tranqüilizante. Estimula pensamentos claros. É a única cor que tem o poder de desintegrar energias negativas. A azul deve ser usada em ambientes que visem descanso e tranqüilidade, como salas de meditação e quartos. Não deve ser usada em salas de TV, de estar e jantar, pois essa cor não facilita a interação e comunicação entre as pessoas.


Lilás
É o resultado da mistura entre azul e vermelho.  É a cor símbolo da nobreza. A violeta representa mistério, estimula a espiritualidade e a meditação. Possui grande influência nas emoções e humor.

Branca e neutras
Tonalidades vindas da cor branca e de cores neutras são elegantes. É o elemento chave para uma composição de cores. Ficam bem com qualquer cor. A branca transmite reflexão total e pode ser usada com liberdade em qualquer cômodo. É purificadora, mas deve-se tomar cuidado, pois um ambiente totalmente branco transmite tédio. As neutras criam ambientes sofisticados e aconchegantes. Objetos decorativos ganham destaque.

Eu ADORO a base neutra... pois ficamos com uma liberdade incrível para ousar nos detalhes ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me conta... O que achou =)